Homenagem evocativa do 1.º Aniversário da morte de Gonçalo Ribeiro Telles

Assinala-se hoje, 11 de novembro de 2021, o primeiro aniversário do falecimento do Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, fundador do Partido da Terra-MPT e seu Presidente honorário desde 2007.

Homenageamos a memória de um vanguardista na compreensão holística da paisagem, de um acérrimo defensor das hortas urbanas em Lisboa e de um dos principais responsáveis pelo desenho das áreas verdes na capital do País: de Monsanto às zonas ribeirinhas, oriental e ocidental, do Vale de Alcântara ao Jardim Amália, do alto do Parque Eduardo VII ao Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian (que lhe valeu, ex aequo com António Viana Barreto, o Prémio Valmor de 1975).
Fora de Lisboa foi ainda Gonçalo Ribeiro Telles quem desenhou a Mata dos Medos, em Almada, ou o Vale das Abadias, na Figueira da Foz.
Figura tutelar da política de Ambiente e Ordenamento do Território, a ele devemos o lançamento da Reserva Ecológica Nacional (REN) e da Reserva Agrícola Nacional (RAN), bem como o direito “a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender” consagrado na Constituição da República Portuguesa.
No momento em que a crise climática se intensifica e quando o desordenamento do território continua a ser o principal problema que afecta a qualidade ambiental do nosso país, o Partido da Terra-MPT evoca o legado paisagístico e político de Gonçalo Ribeiro Telles, que inspirou várias gerações e continuará a servir de exemplo e motivação para todos aqueles que lutam por um planeta mais sustentável.