No dia em que se comemora os 73 anos da Declaração de Schuman que lançou as pedras basilares do que é hoje a União Europeia, o Partido da Terra – MPT não poderia deixar de saudar o Dia da Europa e os valores da paz, da cooperação, da solidariedade e da unidade do continente europeu.
Setenta e três anos depois da Declaração Shuman, e quando a União Europeia volta a viver a guerra junto às suas fronteiras depois da brutal invasão militar russa da Ucrânia, o MPT entende que é cada vez mais premente defender os ideais dos fundadores da Europa: a paz, a liberdade, a diversidade, o Estado de Direito, a solidariedade e a prosperidade.
A União Europeia é hoje um espaço de coexistência de 27 nações que, apesar das suas diferenças linguísticas, culturais, religiosas e de costumes, foi capaz de alcançar conquistas admiráveis: é atualmente o maior mercado único do mundo, que possibilita que os seus cidadãos vivam, estudem ou trabalhem em qualquer parte do espaço comunitário, lidera o caminho da sustentabilidade e da neutralidade climática e proporciona assistência e ajuda ao desenvolvimento para milhões de pessoas em todo o mundo.
No dia em que celebramos a Europa, o Partido da Terra – MPT não podia deixar também de saudar o Dia da Vitória contra as tropas nazis, que se celebrou ontem, e que permitiu a construção do projeto europeu e para o qual a Ucrânia foi determinante. O MPT reafirma que o lugar da Ucrânia é na família europeia e, por isso, congratula a celeridade com que o Conselho Europeu à Ucrânia conferiu por unanimidade, o estatuto de país candidato ao bloco comunitário.