Dia Mundial da Terra 2023 (um compromisso para todos os dias do ano)

Assinala-se hoje, 22 de abril, o Dia Mundial da Terra, comemoração estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 2009 e já celebrada nos Estados Unidos desde 1970.

Nesta data simbólica mais de 190 países reafirmam o seu compromisso com a proteção e a preservação dos recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra.

Em 2023, o tema é o mesmo do ano passado: “Investir no nosso planeta”, que destaca a importância de dedicar tempo, recursos e energia para resolver as alterações climáticas e outros problemas ambientais.

Perante a degradação dos ecossistemas e dos solos, os oceanos que se enchem de plástico e se tornam mais ácidos, perante o aquecimento global, os incêndios e inundações que atingem milhões de pessoas, a Mãe Terra requer uma ação urgente e conjunta.

E se o investimento dos poderes centrais e locais e das empresas em fontes de energia renováveis e ambientalmente sustentáveis para reduzir e substituir fontes de energia como o carvão e o petróleo é fundamental para ter sucesso nesta empreitada, ele é insuficiente para garantir a sustentabilidade do planeta para as gerações futuras.

Sem aumentar a sensibilização e o conhecimento do público em geral para a urgência de investir num consumo cada vez mais sustentável, alterando o actual modelo de produção e consumo, e para a importância da sua participação na definição das políticas públicas ambientais, particularmente daquelas possam afetar as comunidades nas quais vivem e trabalham, nunca poderemos concretizar os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Hoje, Dia Mundial da Terra, é, pois, o momento para relembrar que todos devemos ser um agente de mudança na preservação dos recursos naturais e dos ecossistemas!