O dia 25 de Abril de 1974 é, para todos os democratas, um dia inigualável que depôs o regime do Estado Novo e a ditadura mais antiga da Europa e trouxe consigo uma nova alvorada que despertou a esperança do povo português numa sociedade justa, livre e igualitária.
Neste 49º aniversário do 25 Abril o Partido da Terra – MPT entende que assinalar um dos principais acontecimentos da nossa história coletiva recente é, acima de tudo, saber honrar os seus legados e a coragem e generosidade daqueles que abriram o caminho para a vivência da democracia, para inegáveis conquistas nos planos social, económico, político, ambiental e cultural e, anos mais tarde, para a entrada de Portugal na então Comunidade Económica Europeia.
É também ocasião de lembrar que a mais importante das promessas de Abril, a democracia, é frágil e exige de todos um trabalho diário para evitar o seu empalidecimento e descrédito.
Isso implica não só combater a corrupção e a falta de transparência no Estado e na administração pública, mas também recusar o seu aprisionamento em aparelhos partidários, que tanto tem contribuído para o desinteresse e alheamento dos cidadãos pela coisa pública.
Com a Revolução de Abril o povo português conquistou a liberdade, a democracia e um amplo conjunto de direitos políticos, cívicos e laborais, mas (ainda) não a igualdade de oportunidades no acesso à justiça, à saúde, à educação, à habitação e a um ambiente saudável e sustentável.
Hoje é o momento de celebrar o caminho percorrido, mas também de relembrar a urgência das reformas ambiciosas de que necessitamos para que se cumpra o ideário semeado no coração dos portugueses na madrugada do 25 de Abril.
Viva o 25 de Abril!
Viva Portugal!
Be the first to comment