MENSAGEM DE PÁSCOA DO PARTIDO DA TERRA – MPT

11 Abr 2020

Estamos na Páscoa, época em que tradicionalmente os portugueses se reúnem em família. Este ano, face à pandemia da Covid-19, esta tradição terá que ser preterida em nome da nossa proteção pessoal e da nossa responsabilidade para com a comunidade. 

O Partido da Terra-MPT saúda o civismo e a autodisciplina dos portugueses, traduzidos quer no exemplar acatamento das instruções fornecidas pelas entidades públicas competentes, quer no respeito generalizado pelas medidas de confinamento social que, antes mesmo de ser decretado o Estado de Emergência, foram e são essenciais para quebrar a cadeia de contágio. 

O Partido da Terra-MPT congratula também o espírito de colaboração e responsabilidade que tem sido manifestado por todos os Órgãos de Soberania ao longo desta crise e exorta a que, num momento em que a evolução da curva de infecção no nosso País parece estar a desacelerar, este espírito de colaboração entre os poderes públicos e os cidadãos se mantenha e se aprofunde para, além de conter a pandemia, procurar mitigar os seus graves e complexos impactos económicos e sociais. 

Enquanto decisores políticos, temos a responsabilidade de, conjuntamente com os agentes económicos, os reguladores e a sociedade civil, monitorizar o esforço feito para ultrapassar este momento; mas temos também o dever de fiscalizar e escrutinar as decisões que venham a ser tomadas e o encargo de propor soluções e caminhos novos, mais ecologistas, mais solidários e mais humanistas, para ultrapassarmos esta crise. Mais do nunca, é imprescindível que a urgência da recuperação da actividade económica não acarrete consigo um aligeirar da legislação ambiental e um abrandamento das metas climáticas, é urgente combater a pobreza e as desigualdades sociais e é viital que a solidariedade europeia se sobreponha, por uma vez, aos egoísmos nacionais! 

Desejamos uma Páscoa cheia de saúde, ânimo e esperança para todos!

Deixar um comentário